quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As 10 brincadeiras de rua quase extintas


As 10 brincadeiras de rua quase extintas


As brincadeiras de rua mais populares pela geração dos anos 80 e 90 estão quase extintas. Hoje, com os jogos eletrônicos e a insegurança das grandes cidades, elas estão esquecidas.  Por isso, vamos relembrá-las, para quem sabe  após ler esse post você organizar um grupo para jogar taco ou stop com os amigos na rua.

Jogo da verdade ou consequência

Bastava surgir alguma fofoca para esta brincadeira entrar em evidência. Era polêmica pura na rua. São poucos os que admitem, mas o interesse maior era na consequência que quase sempre era um selinho no menino (ou menina) mais bonito (a) da turma, não é?

Stop
O jogo era o favorito nas tardes ociosas, lembra? Bastavam duas pessoas, uma folha de caderno, lápis e pronto estava “armada” a pequena competição. A brincadeira também conhecida como “uestópe” ou “adedanha”, é um jogo onde desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes, cores, minha sogra é etc. Cada linha representa uma rodada, onde é feito um sorteio para decidir qual letra do abecedário irá valer para preencher as categorias.

Polícia e Ladrão
Corrida frenética, bandidos na prissão e não vale guardar caixão. Essa era a evolução do pega-pega.

Pega-Pega

Esta brincadeira consiste em uma das crianças ser o “pegador”. A pessoa que ela tocar primeiro e pegar, será a próxima a ser o próximo “Pegador”. Tem também o “pique”, onde quem está fugindo pode tocar e ficar protegido de ser pego. A brincadeira só termina quando todas as crianças forem pegas.

Cabra-cega

Forma- se uma roda e uma criança é escolhida para fica vendada no centro de todos. Ela gira três vezes e tenta pegar alguém que está na roda. Quando, a criança que estiver vendada, descobrir quem é a criança que ela pegou e dizer seu nome, essa passa a ser a próxima a ser vendada.

Esconde-esconde

Uma criança é escolhida por sorteio, ela se vira para uma parede, conta até trinta e as outras vão se escondendo.Ela tem que encontrar as crianças e correr até a parede e bater dizendo o nome da criança que ela encontrou. A primeira que ela encontrar será a próxima que vai procurar as outras. Nessa mesma parede é o pique, o local onde crianças que não foram encontradas podem bater um, dois, três e ficar livre de ser a próxima a ter que procurar quem se esconde.

Queimada
Divididos em dois times, grandes grupos de crianças suam a camisa (correndo o tempo todo) com o objetivo de eliminar os adversários com boladas e fugir das tentativas deles de eliminá-los.

Taco

Vamos ver se consigo explicar a brincadeira, é assim: no jogo as equipes são formadas por 2 integrantes cada, ficando um de cada equipe junto a “cela”. Enquanto uma equipe está com o taco, a outra fica com a bola. O objetivo do jogo é cruzar (ou bater) os tacos, a equipe que bater os tacos na quantidade pré-estabelecida primeiro ganha o jogo, mas para isso tem que rebater a bola arremessada pela equipe adversária ,que tem o objetivo de derrubar a cela. Quando a cela é derrubada a equipe que está com a bola passa a ficar com o taco. Lembrou?

Rouba Bandeira

O jogo funciona assim: cada equipe coloca a sua bandeira no centro da linha de fundo do campo adversário. O objetivo é recuperar a bandeira sem ser tocado. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo. Para isso, basta tocá-lo. Assim, ele fica livre para voltar ao jogo.
Amarelinha

A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. Talvez seja pelo fato de a brincadeira ser tão fácil (e divertida) de brincar. Não são precisos aparelhos ou acessórios caros. Dá para pular dentro de casa, no quintal, na rua, na escola… Basta usar o chão, ter algo para desenhar o riscado e um objeto pequeno para marcar as “casas”. A pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando, evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.

fonte: maisestudo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Belo Monte


Por que sou contra Belo Monte


Em entrevista, o cacique Raoni fala sobre a ligação dos índios com a terra e sua luta contra a construção da usina de Belo Monte - que deve afetar o território de 12 tribos




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Nos anos 1990, o cacique Raoni, da tribo dos Caiapós, fez barulho internacional e pôs fim à construção da barragem de Kararaô, no Pará. Quase 20 anos depois, rebatizada como Belo Monte, as obras começam a acontecer. Com dificuldades no português, o cacique fala sobre a ligação dos índios com a terra e a luta contra a construção da usina - que deve afetar o território de 12 tribos.

Qual é a principal dificuldade para uma tribo quando ela é obrigada a migrar para outro lugar? É muito difícil o índio viver em outra terra. Ele está acostumado a viver no lugar onde os parentes, os avós, os bisavós ocuparam. É onde está o cemitério da família. Ele gosta de ficar onde os parentes antigos ficaram, onde estão enterrados. E tem a questão da comida: eles estão acostumados com aquela área, aquela floresta, onde tem tudo. Tem caça, tem pesca, tem frutas [os índios da região deBelo Monte ainda dependem de caça e colheita para sobreviver]. Quando são levados para outro lugar, não se acostumam.

Você já acompanhou a história de alguma tribo que precisou mudar de lugar e não se adaptou ao novo território?
Aconteceu com os Panarás, Tapayunas, Kaiabis - todas do Mato Grosso. Eles não se acostumaram com outros matos. A tribo Panará ficava no rio Peixoto. Quando o governo abriu a estrada de Cuiabá a Santarém, passou no meio da terra deles e eles ficaram sem nada. A Funai os levou para o Parque do Xingu, onde viveram por 20 anos. Mas não conseguiram se adaptar muito bem, não era a terra deles. Depois de 20 anos de luta, conseguiram arranjar outra terra perto do rio Peixoto, aí voltaram para lá. Ou seja, não ficaram bem na nova terra. Tem também os Tapayunas, que eram do rio Juruena, mas perderam as terras de lá. Quando fizeram contato com os brancos, a tribo quase acabou, morreu [os invasores os alimentaram com carne envenenada]. Os poucos sobreviventes foram levados depois para o Parque do Xingu. Todos esses grupos indígenas precisaram ser transferidos para um lugar que não era a terra de tradição deles. Alguns aceitam, outros não e tentam voltar para a terra, mas já não tem mais floresta. Acabou o lugar onde ele viviam, os fazendeiros derrubam todo o mato. Se acontecer de novo e inundar Belo Monte, para onde eles vão? Onde que ainda restam florestas e terras desocupadas?

Wikimedia Commons{txtalt}


E nem todos os índios são contra a construção da usina, certo? Sabe quais são as reivindicações deles? A maioria dos indígenas perto da barragem é contra a construção da usina. Segundo informação que tive, a maioria é contra. É a minoria que aceita negociar com o governo. Mas não sei o que eles querem em troca. [De acordo com o Instituto Raoni, as tribos fizeram uma lista de pedidos, com cabeças de gados, ambulâncias, barcos, micro-ônibus, tratores, torres de telefonia celular e internet, e indenizações perpétuas. Mas o cacique não endossa os pedidos].

Os índios ainda acreditam que as obras podem parar? Eles precisam continuar lutando contra a construção da barragem. Nós aqui vamos ajudá-los nessa luta. Eles lá, nós aqui. Tem tempo que estamos nessa briga e não vamos parar, não queremos parar. Não dá para desistir.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nutrição na adolescência


A adolescência é o período da vida que compreende indivíduos dos 10 aos 19 anos, 11 meses e 29 dias. O IMC (índice de massa corporal) é o instrumento para a detecção de obesidade, sobrepeso e magreza em adolescentes.


Índice de Massa Corporal (IMC)
- Deve-se usar pontos de corte diferentes do adulto, pois o adolescente está em fase de crescimento.
- Usar IMC em uma curva de distribuição, segundo percentis para sexo e idade (referência: população sadia).
Pontos de corte IMC: p5, p85
Classificação IMC:
   Baixo peso: <p5
   Adequado: p5 – p84
   Risco para Sobrepesop85
   Obesop85 + Prega cutânea (tríceps e subescapular)
Alterações Psicológicas
- Período de maturação do organismo e mente;
- Desenvolvimentos intelectuais e emocionais são rápidos;
- Período de responsabilidades da adolescência (incluindo a alimentar);
- Busca da independência = dissociação dos hábitos alimentares familiares.
Imagem Corpórea
- Desconforto com as mudanças rápidas do corpo;
- Busca da perfeição, igualdade em relação a colegas e ídolos;
- Aumento de peso rápido, depósitos de gordura;
- Consumo de suplementos – ganho de massa muscular;
- Prática de atividade física, antes não realizada.

Recomendações Nutricionais

Energia: deve ser distribuída em: 55 a 60% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 30% de gorduras.

Colesterol: no máximo 300mg diários.

Gordura saturada: máximo 10% do valor calórico da dieta.

Ferro: necessidades aumentadas em adolescentes, devido ao desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino. Uma quantidade de alimentos ricos em ferro, como carnes magras, fígado, vegetais verde-escuros, ovos e leguminosas devem ser incluídos na dieta.

Cálcio: necessidades aumentadas em adolescentes, pois nesta fase ocorre a prevenção contra a osteoporose futura. Além disso, estão em fase de crescimento. As doses diárias recomendadas de cálcio para adolescentes variam entre os 800 mg a 1000 mg por dia.  Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente: leite e derivados, gergelim, vegetais verde-escuros e verde-claros.

Zinco: é essencial para o crescimento e maturação sexual do adolescente. 

Atividade física: as calorias devem ser ajustadas de acordo com a atividade física. O consumo de proteínas não deve ser supervalorizado, em geral obtem-se quantidades suficientes por meio da dieta normal;

Perfil alimentar do adolescente

- Hábitos alimentares de acordo com moda (dietas da moda), influência de amigos, início do consumo de álcool;
- Não tomam café da manhã;
- Fazem dietas restritivas para emagrecer;
- As refeições são à base de frituras, gorduras trans, doces, chocolates e produtos lácteos;
- Substituem refeições por lanches (fast foods);
- Grande consumo de alimentos industrializados.

Hábitos alimentares inadequados na adolescência podem resultar em desenvolvimento de doenças crônicas, doença coronária, osteoporose e alguns tipos de câncer na vida adulta.

http://www.sonutricao.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A importância do trabalho voluntário para a vida social e profissional


Os estudantes estão se mobilizando, cada vez mais, para os problemas sociais do país. Esse tipo de mobilização é o passaporte que as comunidades excluídas tem para experimentar uma qualidade de vida melhor. A participação em projetos e trabalhos sociais é uma ótima oportunidade para ajudar pessoas, e está sendo encarada por muitas empresas como diferencial na hora da contratação.  
Volunteering Job Hunt

A pessoa que faz um trabalho voluntário tem retorno em vários níveis: profissional, porque a cada dia as empresas valorizam mais estas atividades nos currículos de seus funcionários; social; e pessoal, já que o exercício da cidadania individual representa o desenvolvimento da sociedade como um todo. A participação de cada um se multiplica e forma o conjunto: são como peças de um quebra-cabeça que vão se unindo e gerando uma nova realidade. As empresas que assumem um posicionamento social responsável têm um diferencial competitivo que traz excelentes resultados. 



As pessoas atendidas por programas de voluntariado conseguem uma maior qualidade de vida ou até, em muitos casos, de sobrevivência. Toda a sociedade é beneficiada com as ações voluntárias. Os jovens do século XXI continuam tão idealistas e dispostos a mudar o mundo quanto os dos anos 60. A diferença é que descobriram um caminho que não passa pela militância política: o do trabalho voluntário. Esta preocupação dos jovens é compartilhada por uma série de empresas que apóiam projetos sociais e acreditam que as pessoas que participam de projetos voluntários possuem um diferencial. Esta é uma tendência crescente porque o voluntário é visto como uma pessoa que desenvolveu mais plenamente sua cidadania, valorizando sua contribuição para a coletividade. Jovem, seja você também um voluntário!!!

Para se voluntariar entre em: http://www.voluntariosonline.org.br

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Você reconhece esta obra?



MASP

Museu de Arte de São Paulo



Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969 e possui atualmente cerca de 8 mil peças, dentre as quais se des- tacam pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, pode-se apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli da escola italiana e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse Lau trec, Van Gogh, Matisse e Chagall da chamada Escola de Paris. O edifício sede do museu, com 11 mil metros quadrados divididos em cinco pavimentos e com um vão livre de 74 metros, é um ícone da cidade de São Paulo. Em 1982 foi tombado pelo CONDEPHA- AT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado.
Leitura
A Biblioteca e o Centro de Documentação do MASP guardam, preservam, organizam e divulgam todo o material bibliográfico, iconográfico e histórico existente na instituição. Possuem um acervo especializado em artes. É preciso fazer agendamento para usar o material da entidade. A instituição também promove leitura dramática.
Música e Teatro
O Grande Auditório do MASP recebe, todos os meses, uma variada programação de artes cênicas. Confira o Projeto Letras em Cena, leituras dramáticas que acontecem todas as segundas-feiras, além de espetáculos de
dança e teatro gratuitos.
Todas as semanas, os auditórios do MASP, em parceria com a ArtInvest, apresentam espetáculos musicais, como apresentações de Orquestras Sinfônicas, concertos variados e recitais, entre outros gêneros.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

SeedBombs são bombas que geram vida




Seed Bomb 
é sem dúvida um dos projetos mais criativos já criados para reflorestar áreas devastadas. Desenvolvido pelos designers Hwang Jin Wook, Jeon You Ho, Han Kuk Il e Kim Ji Myung o Seed Bomb é um conceito de “bombas” feitas em plástico biodegradável que ao serem lançadas soltam cápsulas com sementes para recuperar áreas degradadas.


Cada cápsula possui um solo artificial contendo as sementes. Ao “bombardear” o solo a cápsula se prende ao terreno e mantém a planta viva até que a umidade produzida por ela derreta o plástico e a planta consiga se fixar no solo. Com uma “arma” destas ao nosso alcance, poderíamos transformar grandes áreas devastadas em lindas paisagens.


Aprenda a fazer uma “bomba” de sementes:


Por que não utilizar o mesmo conceito em lugares que estão a nossa volta?


Ingredientes:


  • Argila
  • Composto orgânico
  • Sementes de sua escolha.
Mais do que admirar projetos inovadores e revolucionários como as bombas ecológicas caseiras, é o espírito sustentável de cada um, aliado a atitude e vontade de transformar o local em que vivemos que conta. Que tal juntar os amigos e familiares e até ensinarmos as crianças a prepararem de maneira divertida, nossas próprias armas de transformação positiva?

Terrenos baldios, praças abandonadas e canteiros esquecidos poderiam virar verdadeiras áreas verdes com uma biodiversidade incrível, pensando nisso, o site Planet Green desenvolveu uma receita que pode ser preparada em casa para fazer a sua bomba de sementes.
Preparo: Para cada 5 partes de argila, deve-se misturar uma de composto orgânico e uma de sementes. Mitsture oss ingredientes e adicione água aos poucos até a mistura ficar homogênea. Por fim, basta apertar bem a massa que se formou, molda-la em pequenas bolinhas e deixar secar no sol por algumas horas até que a argila endureça.
Mais: Planet Green

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Reciclagem: Veja dez objetos que não merecem terminar no lixo e inspire-se!


Veja dez objetos que não merecem terminar no lixo e inspire-se!

Por Ana Carolina Amaral
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE
Reutilizar é um dos “R”s mais importantes do consumidor consciente. Selecionamos 10 ideias para te inspirar a olhar cada objeto do dia-a-dia de outra forma, que evite a geração de lixo e também de consumo.

1. Potes de vidro
Vidros de conserva viram belas lamparinas para um jardim ou mesmo uma festa!
2. Disco de vinil
Aquele vinil que já não toca mais pode organizar suas revistas, correspondências, contas a pagar…e ainda dar um toque decorativo à parede!
3. Carretel de cabos elétricos
Essa mesinha e porta-livros cheia de charme pode estar abandonada numa calçada agora!
4. Talheres
Poxa, o talher entortou? Que ótimo!
5. Caixotes
Por que mesmo a gente compra prateleiras?
6. Latas
Elas podem virar uma mini adega, um revisteiro ou um organizador charmoso para o que vier à mente!
7. Estrado
Em um ambiente sofisticado, bem pintados de branco, os estrados dessa “arquibancada caseira” nem parecem os mesmo que transportaram mercadorias em caminhões!
8. Camisas
Se o remendo disfarçado de bordado não cai bem para uma camisa social, que tal em uma almofada?
9. Porcelana
Esse material não é reciclado no Brasil e, por isso, a melhor alternativa é mesmo reutilizá-lo. Fica fácil usá-las como porta-velas. Uma pilha de pratos também pode virar um abajur:
10. Jornal
Um designer francês juntou 423 jornais para fazer este incrível banco, que agüenta várias pessoas com uma base formada por três barras de metal. É claro que a missão não é para qualquer um, mas vale à pena juntar uma pilha para entregar a algum artista da vizinhança!
Uma opção menos artística, mas muito útil, é fazer da folha de jornal um saquinho para embalar o lixo, aproveitando a onda de extinção das sacolinhas plásticas. Tem uma passo-a-passo bem facinho aqui.