quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tecnologia na Educação





O século XXI está sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletrônica,
com atenção especial para a informática, o computador e a Internet.


Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas
e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem
auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas
até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola
deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da
evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes
não percebíveis.






Os meios de comunicação são verdadeiras “extensões do homem”, devemos
usá-los desde a infância num sentido construtivo. Desde o pré-escolar até o
2º grau, a matéria da comunicação e expressão deveria receber uma ênfase
maior, promovendo o crescimento integral das pessoas de todas as classes
sociais adotando para tanto varias formas de comunicação, tais como as
alternativas, participatória, militante, popular, de resistência e por que não
a folclórica ou tradicional. Através das relações diárias, o ser universal (o
homem) pensa, sente e age a todo instante através das relações sociais de
que fazem parte. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania.
As pessoas agem a partir de uma relação de trocas culturais, modificam a si
mesmas, aos outros e à natureza. Interagem o tempo todo.


No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os computadores
passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada Tecnologia
Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o
mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem
informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da
forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal, informação
não é sinônimo de conhecimento.


É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações
apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou,
divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Informação ou consumismo?
Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos
perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de
avançarmos enquanto educadores e educandos.
Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de
pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.

Por: Karen Chaiane Dalapossa