sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nutrição na adolescência


A adolescência é o período da vida que compreende indivíduos dos 10 aos 19 anos, 11 meses e 29 dias. O IMC (índice de massa corporal) é o instrumento para a detecção de obesidade, sobrepeso e magreza em adolescentes.


Índice de Massa Corporal (IMC)
- Deve-se usar pontos de corte diferentes do adulto, pois o adolescente está em fase de crescimento.
- Usar IMC em uma curva de distribuição, segundo percentis para sexo e idade (referência: população sadia).
Pontos de corte IMC: p5, p85
Classificação IMC:
   Baixo peso: <p5
   Adequado: p5 – p84
   Risco para Sobrepesop85
   Obesop85 + Prega cutânea (tríceps e subescapular)
Alterações Psicológicas
- Período de maturação do organismo e mente;
- Desenvolvimentos intelectuais e emocionais são rápidos;
- Período de responsabilidades da adolescência (incluindo a alimentar);
- Busca da independência = dissociação dos hábitos alimentares familiares.
Imagem Corpórea
- Desconforto com as mudanças rápidas do corpo;
- Busca da perfeição, igualdade em relação a colegas e ídolos;
- Aumento de peso rápido, depósitos de gordura;
- Consumo de suplementos – ganho de massa muscular;
- Prática de atividade física, antes não realizada.

Recomendações Nutricionais

Energia: deve ser distribuída em: 55 a 60% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 30% de gorduras.

Colesterol: no máximo 300mg diários.

Gordura saturada: máximo 10% do valor calórico da dieta.

Ferro: necessidades aumentadas em adolescentes, devido ao desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino. Uma quantidade de alimentos ricos em ferro, como carnes magras, fígado, vegetais verde-escuros, ovos e leguminosas devem ser incluídos na dieta.

Cálcio: necessidades aumentadas em adolescentes, pois nesta fase ocorre a prevenção contra a osteoporose futura. Além disso, estão em fase de crescimento. As doses diárias recomendadas de cálcio para adolescentes variam entre os 800 mg a 1000 mg por dia.  Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente: leite e derivados, gergelim, vegetais verde-escuros e verde-claros.

Zinco: é essencial para o crescimento e maturação sexual do adolescente. 

Atividade física: as calorias devem ser ajustadas de acordo com a atividade física. O consumo de proteínas não deve ser supervalorizado, em geral obtem-se quantidades suficientes por meio da dieta normal;

Perfil alimentar do adolescente

- Hábitos alimentares de acordo com moda (dietas da moda), influência de amigos, início do consumo de álcool;
- Não tomam café da manhã;
- Fazem dietas restritivas para emagrecer;
- As refeições são à base de frituras, gorduras trans, doces, chocolates e produtos lácteos;
- Substituem refeições por lanches (fast foods);
- Grande consumo de alimentos industrializados.

Hábitos alimentares inadequados na adolescência podem resultar em desenvolvimento de doenças crônicas, doença coronária, osteoporose e alguns tipos de câncer na vida adulta.

http://www.sonutricao.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A importância do trabalho voluntário para a vida social e profissional


Os estudantes estão se mobilizando, cada vez mais, para os problemas sociais do país. Esse tipo de mobilização é o passaporte que as comunidades excluídas tem para experimentar uma qualidade de vida melhor. A participação em projetos e trabalhos sociais é uma ótima oportunidade para ajudar pessoas, e está sendo encarada por muitas empresas como diferencial na hora da contratação.  
Volunteering Job Hunt

A pessoa que faz um trabalho voluntário tem retorno em vários níveis: profissional, porque a cada dia as empresas valorizam mais estas atividades nos currículos de seus funcionários; social; e pessoal, já que o exercício da cidadania individual representa o desenvolvimento da sociedade como um todo. A participação de cada um se multiplica e forma o conjunto: são como peças de um quebra-cabeça que vão se unindo e gerando uma nova realidade. As empresas que assumem um posicionamento social responsável têm um diferencial competitivo que traz excelentes resultados. 



As pessoas atendidas por programas de voluntariado conseguem uma maior qualidade de vida ou até, em muitos casos, de sobrevivência. Toda a sociedade é beneficiada com as ações voluntárias. Os jovens do século XXI continuam tão idealistas e dispostos a mudar o mundo quanto os dos anos 60. A diferença é que descobriram um caminho que não passa pela militância política: o do trabalho voluntário. Esta preocupação dos jovens é compartilhada por uma série de empresas que apóiam projetos sociais e acreditam que as pessoas que participam de projetos voluntários possuem um diferencial. Esta é uma tendência crescente porque o voluntário é visto como uma pessoa que desenvolveu mais plenamente sua cidadania, valorizando sua contribuição para a coletividade. Jovem, seja você também um voluntário!!!

Para se voluntariar entre em: http://www.voluntariosonline.org.br