sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Como mudar os nossos padrões repetitivos e negativos


MUDAR DE VIDA, HOJE MESMO

  Muitos dos nossos problemas residem em hábitos estabelecidos e dos quais não temos geralmente consciência. Eles dão origem a comportamentos, atitudes e escolhas que repetimos rotineiramente. Chamam-se padrões.

  Alguns desses padrões são positivos mas muitos outros impedem-nos de usufruir de uma vida melhor. Quando cometemos repetidamente certos erros devido aos tais padrões inconscientes isso significa que, bem lá no fundo, nós acreditamos que, insistindo nos mesmos, conseguiremos algum dia atingir os nossos fins. E nós insistimos porque sofremos daquilo que Freud chamou de "compulsão de repetição", a qual chega a ser, segundo ele,"mais forte que a vontade de viver e mais forte que o medo de morrer".

  E então surge a decepção quando verificamos que os nossos padrões de comportamento inconscientes não nos levam onde queremos. Na verdade, nós tornamo-nos escravos desses padrões porque eles são motivados pela esperança otimista de que algum dia resultarão.

  Você não imagina quantas pessoas talentosas e cheias de potencialidades ficam longe de realizar os seus sonhos por causa desses resultados sistematicamente improdutivos. Muitas pessoas queixam-se da má sorte ou do mundo cruel que não as impedem de ter sucesso na vida (pessoal, profissional, etc.).
  Ora a verdade é que é vulgar verificarmos que o problema está na própria pessoa que está a cometer os mesmos erros sistematicamente. É como estar 2 ou 3 anos a responder a anúncios para arranjar um novo emprego. Está bem de ver que 2 ou 3 anos a responder a anúncios são mais que suficientes para concluirmos que esse não é o caminho. Este é um bom exemplo de um padrão e de como insistimos nele esperançosamente. E, entretanto, o tempo passa e as coisas provavelmente pioram.

  Ora, frequentemente, uma qualquer mudança na nossa vida (como arranjar um emprego) só é possível quando quebramos alguns dos nossos padrões de comportamento. O segredo está em aproveitarmos a energia que os anima. Temos de repensar, de fazer uma auto-psicanálise para descobrirmos onde estamos a errar ou onde está o obstáculo que nos impede de seguir para uma nova etapa com sucesso.

  Em conclusão: nós precisamos deixar  de seguir determinados padrões e adquirir hábitos saudáveis para termos uma vida bem sucedida. Mas quando cometemos certos erros com alguma frequencia ou nos sentimos infelizes com a nossa vida talvez precisemos de mudar alguns padrões. O psicanalista Dr Farrell Silverberg, de Filadélfia (Estados Unidos) criou uma fórmula que nos pode ajudar a quebrar os tais padrões improdutivos.
Diz ele que o processo é:

1º -Descobrirmos os padrões que nos conduzem a erros ou insucessos que se repetem com alguma insistência.

2º -Analisá-los e compreender como se formaram e funcionam.

3º -Fase da mudança: quebrar os padrões que nos impedem de avançar e adotar outros mais produtivos.

4º -Mexermos no nosso estilo de vida para defendermo-nos de cair nos padrões de comportamento anteriores.

  Será preciso alguma coragem para mudarmos os nossos padrões? Talvez. Mas o mais importante é querer mudar e passarmos à ação. Sem adiar para amanhã (adiar para amanhã é um padrão de comportamento que afeta muita gente).
Nelson S Lima Prof. de Neurociências e Inteligência Multifocal - Universidade Unifuturo, Paraíba (Brasil)