Criança e
televisão
Num país em que as crianças passam
cada vez mais tempo em frente à televisão, se faz necessário discutir a
respeito dessa relação Criança-TV.
Todos os dias, a cena se repete: ao voltar da escola, a criança larga a mochila no chão e, em seguida, liga a TV. Temos que salientar que não é hábito somente das crianças, todos nós estamos muito ligados à televisão. É importante considerar que ela nos mantém informados e é um avanço tecnológico imensurável.
Todos os dias, a cena se repete: ao voltar da escola, a criança larga a mochila no chão e, em seguida, liga a TV. Temos que salientar que não é hábito somente das crianças, todos nós estamos muito ligados à televisão. É importante considerar que ela nos mantém informados e é um avanço tecnológico imensurável.
Segundo dados do IBOPE, as crianças
brasileiras passam em média 5 horas diárias em frente da TV e assistem
aproximadamente 40 mil propagandas em 1 ano.
A criança tem normalmente uma atitude
passiva vendo TV, não lhe é exigido nenhum esforço mental, nenhum trabalho
criativo, enfim, ela não precisa nem pensar.
A TV proporciona companhia imediata e
mecânica. Não é mais preciso chamar o amiguinho da rua, não existe
relacionamento, também não é preciso criar nada, as coisas já vêm prontas.
Diante disso, vemos crianças apresentando problemas de coordenação motora ampla
e fina, problemas para escrever e dificuldades para manter atenção e
concentração nas atividades escolares.
A criança tem necessidade de
desenvolver as habilidades próprias da natureza humana, ou seja, interagir com
as pessoas com as coisas que a natureza oferece e, através dessa interação,
desenvolver-se.
A primeira infância é marcada pela
fragilidade de suas estruturas de personalidade ainda em formação. Até os 4
anos, a criança não consegue diferenciar propagandas de programas, e, conforme
as pesquisas, bastam 30 segundos para uma marca influenciá-la. Enquanto
assistem a programas infantis veiculados pelas emissoras de TV, nos intervalos
comerciais, a educação para o consumismo vai se instalando de forma poderosa.
Não podemos confundir o sentido da
vida e da felicidade com consumismo. Temos que analisar qual a influência de
tal exposição na subjetividade de uma criança. Darcy Ribeiro, um dos maiores
educadores do Brasil, dizia: “Enquanto num turno a escola educa, no contraturno
a TV deseduca”.
Qual infância estamos construindo
hoje? Temos que cuidar da atenção da criança, eis algumas orientações:
·
Em ambientes onde encontram-se crianças menores de 4 anos brincando,
mantenha os aparelhos de TV desligados.
·
Lembre-se que a atenção
periférica nas crianças pequenas é bastante apurada, mais até que a dos
adultos. Enquanto brincam no canto da sala, vão assimilando e absorvendo o que
acontece ao seu redor.
·
Os olhos e os ouvidos das crianças pequenas são muito sensíveis,
portanto, não é conveniente assistir dramas, coberturas sensacionalistas de
tragédias humanas e até propagandas.
·
É recomendável que a criança tenha acesso a TV somente após completar 4
anos e com a presença de um adulto para orientá-la.
·
Recorra a vídeos e DVDs para distrair as crianças pequenas. Nesta fase,
sentem prazer na repetição e é importante para a suaaprendizagem. Desenhos
lúdicos, vistos moderadamente, estimulam a criatividade e a fantasia.
·
É fundamental organizar os horários para assistir e fazer da TV uma
forma de lazer. É importante que os pais estejam atentos para o que os seus
filhos estão vendo na TV ou na Internet e quanto tempo demoram nessas
atividades.
·
Proibir os filhos de assistir TV não é conveniente. O que se pode fazer
é participar comentando sobre os programas com seus temas, enfim, estimular uma
atitude crítica.
Cabe aos pais ou responsáveis tomar
atitudes positivas e coerentes no sentido de evitar o uso indiscriminado da
televisão por seus filhos. Não é uma tarefa fácil. Faz-se necessário cuidar da
saúde, física, intelectual e principalmente ética, espiritual e emocional das
futuras gerações.
Passar o maior tempo possível com seu
filho, um tempo de qualidade, é determinante! A primeira infância passa rapidamente
e o tempo, a atenção e o carinho, doados nestes anos iniciais, irão
acompanhá-los por toda a vida.
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