terça-feira, 24 de julho de 2012

Aprenda a fazer comida divertida para as crianças




Aprenda a fazer comida divertida para as crianças
Veja dicas e ideias para tornar as refeições das crianças mais alegres, sem deixar de lado alimentos saudáveis

Danielle Nordi, iG São Paulo
Quem nunca passou por momentos de nervosismo tentando fazer uma criança comer brócolis, espinafre ou uma fruta diferente, por exemplo? Se você já tentou distrair, cantar, andar pela casa ou imitar um avião com a colher em punho para que a criança comesse mais um pouco, saiba que a situação é bastante comum.
Longe de se render aos caprichos dos filhos, alguns pais conseguiram virar o jogo e as refeições deixaram de ser momentos de tensão. A fórmula mágica? Criatividade e um pouco de habilidade manual. Pelo menos é isso o que pensa a chef de cozinha Luana Budel  especializada em alimentos funcionais.
“Vale enganar um pouco a criança para que ela receba os nutrientes que precisa. Se a comida ficar bem bonita as crianças não ficam tão resistentes a experimentar ou comer legumes e outros alimentos. Também é importante tentar dar comida feita em casa, com alimentos frescos”, afirma a chef.
Arte no prato
Quando percebeu que a filha nem sequer tocava o lanche enviado todos os dias na lancheira da escola, a indiana Smita Srivastava, criadora do blog “Little Food Junction” decidiu tornar os alimentos mais interessantes. “Depois que comecei a fazer as comidas divertidas, minha filha come tudo que eu sirvo. As preparações são muito rápidas e qualquer um pode fazer. Basta ser criativo”, afirma.
O empresário britânico Mark Northeast passou por problema parecido. “O Funky Lunch começou por acaso. Era muito difícil fazer meu filho comer o lanche. Um dia resolvi mandar um lanche em forma de foguete espacial com estrelas de queijo”, conta Mark que resolveu tornar o passatempo um negócio, inclusive com o lançamento do livro “Funky Lunch – Happy Food for Happy Children”. Em seus workshops, ele ensina pais e filhos os primeiros passos para que consigam brincar mais com os alimentos.
“Você tem que escolher um personagem que seu filho goste e então pensar como fazer. Algumas vezes não dá certo. É preciso ter paciência”, afirma Mark.
Para conseguir colocar a ideia no prato vale qualquer alimento. “Eu uso apenas ingredientes simples, de preferência o que tenho na geladeira. Quando termino e sirvo o prato para o meu filho, sempre vejo um grande sorriso. Ele gosta mais ainda quando recebe amigos aqui e eu faço essas comidas divertidas”, conta a criadora do blog “Cute Food for Kids”, Tiffany Yang.
A convite do iG, a chef Luana Budel idealizou e preparou três pratos com comidas divertidas: um sanduíche de palhaço, um arco-íris de frutas e uma panqueca com o Porco Rei do jogo Angry Birds. Veja o passo a passo e transforme a refeição do seu filho em uma verdadeira obra de arte:


Passo a passo: sanduíche de palhaço

Confira como fazer um sanduíche de palhaço para deixar a refeição do seu filho mais alegre
Danielle Nordi, iG São Paulo



1 cenoura, 1 pimentão, 1 tomate, 1 ovo, azeitonas, 4 fatias de pão integral, 2 col. de sopa de creme de ricota, 1 pepino e mussarela.
Rende 2 porções
Ralar uma cenoura.
Cozinhar um ovo – após fervura, deixar cozinhando por 15 minutos
Passar o creme de ricota no pão e acrescentar fatias de tomate e pepino.
Fazer a boca do palhaço no queijo mussarela em forma de meia lua.
Colocar a boca do palhaço bem perto da borda do pão.
Cortar duas rodelas de ovo para os olhos.
Colocar os olhos logo acima da boca.
Colocar dois punhados de cenoura ralada ao lado do pão.
Cortar um círculo pequeno no pimentão vermelho.
Fazer a boca com a faca em forma de meia lua no pimentão vermelho.
Cortar duas rodelas de azeitonas pretas sem caroço.
Colocar o nariz, olhos e boca no lanche.
Fazer o chapéu do palhaço com a faca retirando as laterais de uma fatia grossa de pepino.
Retire uma pequena tira de pimentão vermelho para completar o chapéu do palhaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário