quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cinco passos para criar seu filho com autonomi


Sonhe com o futuro dele, mas ensine-o a saber o que quer, orienta Ana da Costa Polônia


Foto: SXC
Foto:
"A mãe deve deixar a filha escolher e até mesmo errar"


A mulher fica grávida e começa a planejar: quero que minha filha faça balé! Se for menino, será médico! Muitas fazem isso porque não puderam realizar seu próprio sonho de infância. É o caso de Íntima (Elizângela), da novela Aquele Beijo. Ela obriga a filha Belezinha (Bruna Marquezine) a ser miss e participar de concursos de beleza.

A menina não quer, mas Íntima ignora. "A mãe pode até desejar que a filha realize aquilo que ela quis fazer quando era jovem, mas, no fim, deve deixar a filha escolher e até mesmo errar", orienta Ana da Costa Polônia, professora de Psicologia e Educação da Universidade de Brasília.

Uma pesquisa da Unilever com 3.300 mulheres de dez países constatou que, no Brasil, 57% das meninas de 15 a 17 anos reconhecem a mãe como a principal influenciadora na formação de sua imagem. "Essa influência é positiva, cria um vínculo de confiança e amor. Mas é preciso deixar claro que os filhos não são a continuação de seus pais", reforça Ana.

Portanto, cuidar, amar e proteger são deveres do pai e da mãe. Já projetar suas vontades, ignorando que o filho tem desejos próprios, pode ser prejudicial. Não permita que seu filho seja dependente de você. Veja como.

COMO PROTEGER E SOLTAR...
Para ler, clique nos itens abaixo:
Sonhar com o futuro do filho é normal
É saudável o filho se identificar com os pais, sem ter de imitá-los
Conversar é a chave do sucesso
OS 4 ERROS DOS PAIS
Para ler, clique nos itens abaixo:
Deixar os filhos culpados por não seguirem suas vontades
Rivalizar com a própria filha
Não ter vida própria, se largar
Proteger demais
 5 PASSOS PARA MUDAR DE ATITUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário