sexta-feira, 13 de julho de 2012

Redobrar os cuidados com a higiene bucal noturna ajuda a prevenir cáries


Redobrar os cuidados com a higiene bucal noturna ajuda a prevenir cáries



Evite enxaguar a boca mais de duas vezes, para fixar bem o flúor da pasta. Veja estágios da cárie, idades de risco e como funciona a prótese dentária.

Para evitar problemas nos dentes, não basta ir ao dentista regularmente. É preciso fazer sua parte em casa, com uma boa escovação e, principalmente, o uso diário do fio dental. Só ele é capaz de retirar os resíduos de alimentos que se instalam entre os dentes e podem causar cáries e coisas mais sérias.
Segundo a cirurgiã-dentista Sonia Groisman e o cirurgião bucomaxilofacial Francisco Mendes, toda vez que comemos algo, o pH da saliva se altera e fica mais ácido. Para a boca voltar ao pH neutro, levam-se pelo menos 20 minutos. Nesse meio-tempo, as bactérias se aproveitam do meio ácido para corroer o esmalte.
A função do creme dental é neutralizar o pH da saliva e remineralizar os dentes, com a aplicação de flúor. Para que a ação da pasta seja mais efetiva, o ideal é não enxaguar a boca mais de duas vezes.

Tipos de cárie
Aguda: É uma lesão que tira parte do esmalte e deixa a dentina exposta. Muito comum em crianças que tomam mamadeira com açúcar à noite
Crônica: É uma cárie mais lenta, que passa por todos os estágios e vai escurecendo

Idades de maior risco
- Dos 9 meses aos 3 anos, quando os dentes estão nascendo
- Aos 6 anos, com a erupção do primeiro molar permanente
- Na adolescência, com a colocação de aparelhos ortodônticos
- Na fase adulta, após restaurações ou com a colocação de próteses dentárias

Antibióticos não dão cárie. Na infância, alguns contêm sacarose e isso, sim, prejudica os dentes. Medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos diminuem a produção de saliva, o que também pode levar à cárie.
Dicas
- Escove os dentes pelo menos três vezes por dia
- Passe o fio dental no mínimo uma vez por dia
- Redobre os cuidados na higienização noturna

- Evite comer açúcar 3 horas antes de dormir
- Prefira consumir balas, chocolates, mel ou café junto com as principais refeições, para evitar uma exposição frequente aos doces
- Se for comer uma besteira, troque uma bala por pipoca, por exemplo
- Tome bastante água
- Visite o dentista a cada três meses, se possível, ou pelo menos duas vezes por ano

Prótese dentária
Quando nada disso é feito e o dente é comprometido, pode ser necessária a colocação de uma prótese ou até a extração. No Brasil, uma em cada três pessoas acima dos 45 anos precisa de prótese de pelo menos um dente.

Antes de pôr uma prótese, o dentista faz um exame clínico no paciente e, se necessário, uma radiografia. Depois é feita a moldagem.
As próteses mais baratas são as nacionais, de resina acrílica ou porcelana. Também existe a reabilitação oral com implantes.

A reposição do dente extraído busca restabelecer a função do dente, ajudar na mastigação, na relação com os outros dentes, na estética e na a autoestima.
Para a higienização, deve-se usar creme dental ou sabonete e, no caso das próteses removíveis, podem-se usar escovas de unhas.

Quem usa prótese em apenas alguns dentes deve ter cuidado redobrado, pois o acúmulo de alimentos pode gerar formação de placa bacteriana e provocar cárie nos dentes saudáveis.

Dicas
- Evite usar cremes dentais abrasivos ou branqueadores
- Redobre a atenção com a higiene bucal


Fonte: G1




Nenhum comentário:

Postar um comentário