sexta-feira, 8 de junho de 2012

O que fazer no período de provas para que todo o seu potencial possa ser aproveitado!


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM



Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado
 
Os alunos sentados em suas carteiras acompanham o vulto que se aproxima a passos largos e rápidos da sala de aula. Embaixo do braço desse sujeito apressado tem um maço de folhas que foram reproduzidas há apenas alguns minutos e que sintetizam todo um bimestre de aulas, tarefas, exercícios e estudos. A sensação de frio na barriga se apossa de todos os meninos e meninas que observam com atenção as orientações dadas pelo mestre a seus educandos. 

Nos próximos 50 minutos os estudantes terão pela frente a responsabilidade de colocar no papel tudo aquilo que aprenderam para que possam passar de ano... Toda essa adrenalina gerada pela prova costuma provocar problemas sérios em alguns alunos. De dores de barriga a crônicos problemas de nervosismo já foram diagnosticados como enfermidades percebidas em estudantes como decorrência das avaliações. Dá para evitar isso? Afinal de contas, o que é e para que serve a avaliação? Como podemos implementar as avaliações e prevenir dificuldades de tal ordem em nossos alunos? De que maneira podemos evitar que todo o processo de ensino-aprendizagem seja auferido em apenas algumas provas aplicadas durante o ano.

Sabemos da importância da avaliação dentro da escola, pois através da mesma podemos acompanhar o desempenho de nossos alunos, para que possamos ajudá-los tirando as dúvidas ou até mesmo revendo algo que não tenha sido assimilado. Não podemos esquecer que essa avaliação deve ser contínua e que em todos os momentos devemos ficar atentos ao envolvimento de nossos alunos, ao seu interesse nas aulas e a sua participação nas atividades propostas.



Seguem abaixo algumas orientações aos alunos de como agir no período das avaliações para que os mesmos possam aproveitar todo o seu potencial.
  1. Não deixe tudo para a véspera! Faça uma programação de estudo que lhe permita revisar toda a matéria aos poucos, durante alguns dias. Assim, você terá tempo para perceber pontos que não compreendeu bem e tirar suas dúvidas com o professor. Use estas dicas de estudo para fazer sua programação.
  1. Estude a matéria da prova na seqüência em que foi explicada pelo professor. Não estude de modo desordenado, pulando capítulos, indo e voltando, isso poderá confundi-lo.
  1. Refaça os exercícios principais, sobretudo os mais antigos para verificar se não esqueceu nada. Se houver alguma dúvida, anote e fale com o professor. Não vá para a prova com dúvidas.
  1. Se já tiver feito alguma outra prova com parte da matéria que você está estudando, dê uma olhada nela novamente. Atenção para não cometer os mesmos erros!
  1. Preparar-se bem para uma prova é estudar todos os dias a matéria que for dada, mesmo sem saber em que dia será a prova. Quando a prova for marcada, você terá que dar uma recordada no que já viu para sair-se muito bem.
  1. É recomendável estudar por prazer e não por dever, pois assim você cresce em sabedoria e maturidade e os conteúdos são aprendidos com mais clareza e espontaneidade.
  1. No dia da avaliação verifique se você está levando o material de que vai precisar para a prova. A falta de uma régua ou de uma borracha pode prejudicá-lo.
  1. Antes de começar a responder as questões, dê uma olhada na avaliação toda. Isso vai ajudá-lo a calcular a dificuldade das questões e o tempo que será necessário para resolver cada uma delas.
  1. Concentre-se em uma questão de cada vez. Comece pelas mais fáceis. À medida que for resolvendo as questões você vai ganhar mais confiança para enfrentar as mais difíceis.
  1. Procure calcular bem o tempo da avaliação, reservando alguns minutos para uma revisão final antes de entregá-la. Lembre-se: use todo o tempo disponível! Não tenha pressa em entregar a prova. Não se preocupe se quase todos os seus colegas já saíram. Cada um tem seu próprio ritmo. O importante é fazer uma boa prova e não bater recorde de velocidade.

  1.  Quando você não souber uma questão, é sempre bom tentar respondê-la ou resolvê-la. Muitos professores dão parte da nota da questão quando percebem que o aluno fez um esforço para acertar.

Agora é colocar em prática essas dicas e aproveitar para obter um ótimo resultado nos estudos e acreditar que sempre é possível, basta um pouco de esforço, disciplina nos estudos e disposição. Acredite em você!
E Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário