segunda-feira, 28 de maio de 2012

Você conhece a ciclofaixa?


CICLOVIAS E CICLOFAIXAS EM SP



SAIBA ONDE ELAS SE ENCONTRAM E QUAIS SÃO SUAS CONDIÇÕES; ROTEIRO AINDA CONTEMPLA AS CICLORROTAS E ÚLTIMAS NOVIDADES


Ciclofaixa Moema está à disposição dos ciclistas diariamente (Créditos: André Pasqualini)

Foi-se o tempo em que carros, ônibus, trens e metrôs eram as únicas opções para se locomover na cidade. As bicicletas, vistas antigamente apenas nas ciclovias dos parques, têm ganhado as ruas e servido como alternativa de transporte em meio à correria da metrópole. 
Atualmente, os ciclistas têm à disposição as ciclorrotas, percursos sugeridos para que as bicicletas dividam uma faixa com os carros; asciclofaixas, pintadas no chão e exclusivas para as bikes; e asciclovias urbanas, que são pistas separadas do tráfego de veículos.
Ciclorrotas: carros + bicicletas
Existentes nas áreas mais calmas da cidade, locais em que é maior acirculação de bicicletas, segundo mapeamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as ciclorrotas somam atualmente 22 km de extensão. A perspectiva, porém, é que haja total de 48 km até o fim do ano, já que foram confirmados novos circuitos na Lapa e na Mooca.

Brooklin – Foi inaugurada em julho de 2011 e contempla 15 km. Liga o Parque do Cordeiro, na Avenida Professor Vicente Rao, Severo Gomes, à Avenida Jornalista Roberto Marinho.
Butantã – Criada em setembro de 2011, ela oferece 560 metros, pegando parte da Avenida Vital Brasil, e mais de 280 de ciclovia no canteiro central da Avenida Afrânio Peixoto.
Moema – Existe desde novembro de 2011 e conta com 6,5 km. Uma parte se encontra na Avenida Aratãs e na Alameda dos Anapurus; a outra, estende-se pelas ruas Canário e Inhambu.
Lapa - Inaugurada em 15 de dezembro de 2011, ela tem 18 km e une os Parques Villa-Lobos e da Água Branca, passando por ruas como Duarte da Costa, Fábia e Coriolano, além de trechos da Avenida Pio 11 e das ruas Padre Chico e Turiaçu.
Mooca – Inaugurada em 20 de dezembro de 2011, ela liga o Centro Educacional da Mooca ao Sesc Belenzinho. A Avenida Cassandoca e a Rua Tobias Barreto também integram a rota desse novo circuito, que garante ao público 8 km de extensão.



Ciclofaixas: faixa exclusiva
Após o grande sucesso da primeira Ciclofaixa de Lazer, conhecida por atrair famílias e grupos de amigos aos domingos e feriados, a cidade inaugurou em novembro uma ciclofaixa que funciona diariamente, cortando ruas do bairro de Moema, na zona sul.

 Créditos: Ciclofaixa de Lazer/Divulgação  
Enquanto a primeira, que conta até mesmo com site próprio, dispõe de 45 km e liga os parques das Bicicletasdo Ibirapuerado Povo e Villa-Lobos, a segunda soma total de 3,3 km de extensão. Ela se estende por avenidas como Rouxinol, Aratãs, Pavão e Irai.
 
Ciclovias: tráfego separado
Primeiras pistas dedicadas às bikes em São Paulo, as cicloviasoferecem opções na cidade desde 1996. As principais da capital paulista somam aproximadamente 36 km. A mais recente, localizada na Marginal Pinheiros, é a maior: 14 km de extensão.
Ciclovia Caminho Verde - Com 12,2 km de extensão, ela começa no metrô Corinthians-Itaquera e termina na Estação Tatuapé, ambos na zona leste. Alterna pista defeituosa, trechos planos, além de descidas e subidas em algumas partes.
Ciclovia Adutora Rio Claro – São 7,3 km entre a Praça Sílvio Romero e a Avenida Sapopemba. Além de ser pouco sinalizada e contar com trechos prejudicados por britas e cascalhos, ela traz algumas curvas, subidas e descidas.
Ciclovia Sumaré – Estende-se ao longo de 1,4 km da avenida homônima, em Perdizes, entre o Parque Antártica e a Avenida Henrique Schaumann. Reúne trechos de concreto e terra, com galhos e raízes em alguns pontos. 
Ciclovia Faria Lima - Encontra-se no canteiro central da avenida de mesmo nome, entre a Avenida Pedroso de Moraes e o Largo da Batata. Ao longo do tempo, ela perdeu guias rebaixadas e passou a ser impedida por árvores e pontos de ônibus.   
Ciclovia Rio Pinheiros - Conta com 14 km de extensão, mas deve ganhar mais 6,4 km em breve. Ela liga as estações Autódromo e Vila Olímpia da CPTM, com acessos na Avenida Miguel Yunes e nas estações Jurubatuba e Vila Olímpia.

Fonte:http://www.guiadasemana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário