quarta-feira, 9 de maio de 2012

“COMO NASCEU O DIA DAS MÃES”


Você já parou para pensar como surgiu esse dia?




Comemorada em quase todos os países do mundo no segundo domingo de maio, a data de significado universal foi instituída há mais de um século. 


Antes de 1908, as mães dependiam apenas do Natal e do aniversário para que seus esforços fossem reconhecidos. Atualmente, elas contam com um dia que rivaliza com o Natal em importância e significado.



Presentear a mãe sempre foi uma tradição na história das civilizações, mas só quando uma pequena cidade dos estados Unidos, Grafton, passou a comemorar o acontecimento num dia específico é que a data se transformou num costume que vem sendo transmitido de geração a geração. Foi uma professora tímida, Anna Jarvis, quem lançou a idéia de homenagear as mães.

A iniciativa partiu de um acontecimento triste. Três anos depois de o pai morrer, Anna também perdeu a mãe. Inconformada com o fato de não ter podido expressar sua gratidão em vida, Anna reuniu um grupo de amigas para cultuar a memória de sua mãe.

O grupo se organizou em Grafton e, por dois anos, planejou a data. A jovem professora, então, sugeriu que uma igreja local celebrasse a missa em honra de sua mãe. Por extensão, acreditava Anna, a celebração serviria para que o papel de todas as mães fosse reconhecido. No dia 10 de maio de 1908, aconteceu a primeira missa em homenagem ao Dia das Mães na pequena capela da Andrews Sunday School. Mais de 400 crianças assistiram a missa. No final da celebração, cada mãe presente recebeu das mãos do pastor um cravo branco, a floe predileta da mãe de Anna Jarvis.

Com o tempo, o símbolo da data foi substituído pelo da rosa vermelha. A professora decidiu ampliar a celebração para todas as cidades do país. Passou a enviar cartas para políticos e congressistas propondo o feriado nacional. A campanha foi bem sucedida e no dia 08 de maio de 1914, o presidente americano Woodrow Wilson assinou a lei que proclamava o segundo domingo de maio como o Dia das Mães.





No Brasil, a data foi oficializada em 1932. Ao longo do tempo, a celebração foi se estendendo a todos os povos e o ato de presentear passou a ficar cada vez mais popular. Hoje, as famílias do mundo inteiro, cada uma com sua singularidade, se reúnem com um propósito único: render uma homenagem às mães, sogras, avós e mulheres. Afinal, as mães podem ser iguais no conjunto- todas se preocupam com a alimentação, com a hora de chegada, com a escola, com a saúde de seus filhos......Mas, para cada filho, ela é única e insubstituível.


     PARABÉNS A TODAS AS MÃES DO COLÉGIO SÃO SABAS, PARABÉNS A TODAS AS MÃES DO MUNDO!        








Nenhum comentário:

Postar um comentário